Os benefícios da fisioterapia esportiva para atletas amadores

As práticas esportivas exigem um bom condicionamento físico, que por sua vez cobram empenho do praticante. Esse empenho, agregado à rotina de exercícios e treinos diários, expõe o indivíduo a sobrecargas posturais, repetição de movimentos e a consequente aplicação de forças excessivas. É idealizada nesse cenário que nasce a fisioterapia esportiva, sendo atualmente uma das principais áreas de atuação do fisioterapeuta, que por sua vez tende a garantir os resultados funcionais positivos em torno do tratamento ao qual submete os pacientes.

Componente de peso da Medicina Esportiva, a fisioterapia esportiva apresenta seu objetivo principal com foco na reabilitação, prevenção e atenção do atleta amador e profissional, e de qualquer outro paciente que pratique alguma atividade física e que tenha pretensões de retornar ao exercício de forma segura. A fisioterapia esportiva no Brasil atualmente é considerada uma das melhores do mundo. Tal estatística pode-se atribuir ao fato da quantidade de atletas profissionais, tanto brasileiros quanto estrangeiros, que veem ao Brasil para se tratar de lesões decorrentes da prática esportiva.

O sucesso da reabilitação despende do empenho tanto do profissional quanto do paciente para que seus resultados sejam apresentados em um curto espaço de tempo, a fim de garantir os benefícios da volta do atleta em sua melhor forma física à prática da sua atividade esportiva. A partir do uso de equipamentos modernos como a eletroterapia, aparelhos de musculação e funcionais até avaliações computadorizadas podemos elaborar exercícios corretivos, funcionais e de fortalecimento a fim de atender as necessidades individuais do paciente, abordar as deficiências específicas, levar em conta as demandas funcionais para o retorno ao esporte, além de melhorar e aumentar seu potencial esportivo e garantir a execução perfeita de todas as suas habilidades físicas.

Todo retorno à atividade física deverá ser gradual e somente quando o paciente tiver condições fisiológicas para o exercício, e não apresentar sintomas durante a reabilitação. O programa é indicado para todas as idades, que queiram voltar a praticar esportes após lesão, ou aqueles que pretendem iniciar a prática de exercícios, mas que necessitam de cuidados especiais até a alta da fisioterapia.

A fisioterapia esportiva é indicada nas disfunções traumato-ortopédicas e reumatológicas mediante a avaliação do fisioterapeuta. Dentre as patologias que a fisioterapia esportiva poderá atuar estão: pós-operatórios, lombalgias, lesões musculares e ligamentares, de cartilagem, hérnias, fraturas, tendinopatias, instabilidades articulares, processos degenerativos (artrose) entre outras.

Voltar