Artigos

A relação entre o entorse de tornezelo com as disfunções do joelho numa visão osteopática: revisão de literatura

O entorse de tornozelo é caracterizado por uma amplitude de movimento além do arco fisiológico, e ocorre principalmente com a combinação dos movimentos de inversão e flexão plantar. Cerca de 3 a 5% das consultas médicas são referentes a dores nos joelhos, queixas estas que acabam levando a uma grande quantidade de exames e encaminhamentos para especialistas. A osteopatia é uma abordagem diagnóstica e terapêutica manual das disfunções de mobilidade articular e tissular que participam do nascimento dos sintomas dolorosos.

Leia mais...

Sintético: modernidade ou risco?

Hoje em dia a grama artificial sintética é muito utilizada no Brasil principalmente em campos de futebol amador por ser de baixo custo e necessitar de pouca manutenção, contraria a grama natural que necessita de manutenção diária. Por conta destes motivos já existem alguns campos e até estádios de futebol onde são realizados jogos profissionais no qual é utilizada a grama sintética.

Leia mais...

Os benefícios da fisioterapia esportiva para atletas amadores

As práticas esportivas exigem um bom condicionamento físico, que por sua vez cobram empenho do praticante. Esse empenho, agregado à rotina de exercícios e treinos diários, expõe o indivíduo a sobrecargas posturais, repetição de movimentos e a consequente aplicação de forças excessivas. É idealizada nesse cenário que nasce a fisioterapia esportiva, sendo atualmente uma das principais áreas de atuação do fisioterapeuta, que por sua vez tende a garantir os resultados funcionais positivos em torno do tratamento ao qual submete os pacientes.

Leia mais...

Síndrome de Estresse do Medial Tibial

Popularmente conhecida como “canelite”, a síndrome de estresse do medial tibial trata-se de uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos da tíbia, podendo evoluir para uma fratura. Fratura por estresse geralmente causa uma dor contínua e restrita a um ponto. No caso de inflamação na região da tíbia a dor é sentida estendendo-se os dedos e realizando exercícios de impacto contra o solo.

Leia mais...

Tratamento Cirúrgico x Tratamento Conservador das lesões do Ligamento Cruzado Posterior

As lesões ligamentares do joelho constituem-se, na literatura, num grande número de publicações científicas. Nos últimos anos, a lesão do ligamento cruzado posterior (LCP) do joelho tem recebido atenção especial, confirmado pelo aumento de artigos científicos abordando este ligamento (Piedade e Mischan 2007). O LCP origina-se no côndilo femoral medial e cruza a articulação para baixo e posteriormente, inserindo-se na face posterior da tíbia (Piedade et al. 2006).

Leia mais...