Especialidades


FISIOTERAPIA ESPORTIVA

Fisioterapia Esportiva é a especialidade que atua diretamente com atletas amadores e profissionais de diferentes modalidades, com o propósito de recuperar, reabilitar e prevenir lesões causadas pela prática esportiva através da reeducação dos atos motores específicos da modalidade, visando sempre melhorar a performance e diminuir o tempo de afastamento do atleta de suas atividades sem comprometer seu bem-estar. As lesões mais comuns são: entorse de tornozelo, tendinites, lesões musculares, pubalgia, além de cirurgias como do ligamento cruzado anterior do joelho, menisco, lesões de cartilagem e ombro.


FISIOTERAPIA APLICADA A ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica são especialidades que atuam na prevenção e tratamento das doenças do aparelho locomotor (ossos, músculos, articulações, tendões e ligamentos), reabilitando também pacientes pós-operatórios, com lesões por esforço repetitivo e fraturas, com o objetivo de reintegrar os pacientes em suas atividades normais. Entre as doenças e lesões mais comuns, citamos: fascíte plantar, lesão muscular, síndrome patelofemoral, tendinites, entorse de tornozelo, síndrome do impacto, bursites.


PILATES

O Pilates é um método desenvolvido que busca a melhora da saúde, a busca do bem-estar e de maior qualidade de vida. Além de atividade física, o pilates é muito indicado para trabalho de reabilitação, prevenção e manutenção de lesões e patologias por ser uma atividade de baixo impacto nas articulações, feito com poucas repetições, alongamento, exercícios para flexibilidade e fortalecimento e com um alto grau de percepção corporal. Podendo ser praticado por todas as pessoas; idosos, gestantes, pessoas com problemas de coluna, criança a partir de 12 anos com problema de postura.

Os benefícios dentre os quais podemos citar: melhora da capacidade cardio-respiratória; incrementa o condicionamento físico e mental; alivia problemas relacionado ao stress, diminuindo a tensão e a fadiga; equilíbrio e flexibilidade; força, elasticidade muscular e mobilidade articular; melhora a postura.


BAROPODOMETRIA

A baropodometria é um exame feito em movimento, sobre uma plataforma eletrônica, que permite a obtenção de dados legítimos e funcionais da pessoa, refletindo o que acontece com o pé da pessoa durante o dia. O exame pode ser feito em qualquer pessoa e permite que o fisioterapeuta realize uma avaliação biomecânica individualizada, que são de extrema importância para que as especificações técnicas das palmilhas sejam as mais personalizadas possíveis, obtendo-se desta maneira melhores resultados funcionais e maior conforto.

Os principais objetivos da baropodometria é identificar os tipos de pés (cavo, plano ou normal) e pisada (supinada, pronada ou neutra), a dinâmica, picos de pressão e distribuição de carga plantar durante a marcha, áreas de maior risco para o pé e qualquer alteração biomecânica que houver. Além disso é possível analisar o indivíduo como um todo, identificando alterações nos joelhos, quadris e coluna. Assim o fisioterapeuta consegue prescrever e confeccionar uma palmilha postural ou esportiva personalizada, além de orientar com precisão a melhor opção de calçado.


TREINAMENTO FUNCIONAL

Uma técnica que mistura o exercício aeróbico com o fortalecimento muscular, o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar, sendo um treinamento físico que visa respeitar as funções articulares, potencializando a mobilidade e/ou a estabilidade. O praticante adquiri força, mobilidade, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, condicionamento e resistência física.

Além de ser um ótimo método de prevenção de lesões musculares e articulares, promove melhorias cardiovasculares, definição muscular, emagrecimento e diminuição do percentual de gordura.


AVALIAÇÃO

A Prophysio, buscando sempre se aperfeiçoar e oferecer o melhor tratamento aos pacientes, montou um modelo de avalição para direcionar melhor o tratamento de alguns casos e fazer a prevenção de lesões. O que inclui a avaliação: - Anamnese: trata-se da investigação da sua história, sobre sua possível lesão ou dor, estilo de vida, rotina e esportes praticados. Uma entrevista bem feita pode direcionar melhor uma avaliação e um tratamento mais eficaz.

FSM Avaliação

- FMS: Usado em grandes clubes de futebol e de outras modalidades, o Sistema de Movimento Funcional, classifica padrões de movimento fundamentais para bom funcionamento corporal. Pela avaliação desses padrões, o fisioterapeuta prontamente identifica limitações funcionais e assimetrias. E estas são questões que podem reduzir os efeitos do tratamento fisioterápico ou treinamento funcional, distorcendo a consciência corporal. Com isso o profissional consegue realizar exercícios corretivos mais adequados para restaurar os padrões de movimento e força.

Termografia Avaliação

- Termografia: A termografia infravermelha consiste na captura de imagens, que permite medir e visualizar temperaturas da superfície do corpo com precisão. É uma técnica que detecta e registra informações das áreas quentes e frias do corpo, considerando o volume circulatório, fluxo sanguíneo subcutâneo e da atividade metabólica muscular. A temperatura do corpo é avaliada para monitorar as assimetrias térmicas provocadas pelo estilo de vida e esportes. A tecnologia infravermelha identifica a inflamação muscular prévia a uma lesão, permitindo mudanças na rotina, de treinamento e adaptar os exercícios em base a essa informação. Além de ser extremamente útil na prevenção de lesões, ajuda o profissional no acompanhamento da evolução das lesões e de treinamentos.


HOME CARE

Home Care

Atendimento domiciliar aos pacientes que apresentam dificuldades para realizar o seu tratamento fisioterápico na clínica, o fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia, entre outras, capazes de tratar efetivamente diversas lesões.










RECOVERY

A Fisioterapia não consiste apenas em reabilitação. Uma das principais vertentes é a prevenção de lesões. Pensando nisso, a Prophysio montou uma sessão de recuperação para evitar futuras lesões em praticantes de atividade física e esportes. A sessão consiste em:

- Técnicas manuais e massagem desportivas para relaxamento muscular, liberação de pontos miofasciais, melhora da circulação sanguínea, eliminação de toxinas como o ácido lático e melhora a sensação de rigidez. - Auto liberação miofascial com os rolos inseparáveis dos atletas. - Botas pneumáticas para estimular a circulação, melhora da dor e desconforto pós treino ou prova. - Crioterapia que é a terapia com gelo. Pode ser por imersão, contato direto ou massagem da área a ser tratada. - Laserterapia que hoje é o equipamento de fisioterapia com mais comprovação científica. Além de estimular a cicatrização nas lesões específicas, nosso equipamento traz uma nova tecnologia, o ILIB. Seu efeito antioxidante, por aumento da produção de enzimas, é fundamental à quebra do mecanismo de formação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Ele tem efeito antiplaquetário, analgésico, anti-inflamatório e vasodilatador. O ILIB melhora a oxigenação e estimula a produção prostaglandina, que diminui a dor, e a serotonina, geradora de bem estar.